segunda-feira, 25 de maio de 2009

Festival de Cannes

A mais badala, prestigiada e ensolarada premiação do cinema na Europa chegou ao seu fim nesse último domingo (24/05/2009), o Festival de Cannes de número 62. O fashion tapete vermelho levou os fotógrafos ao delíro com os desfiles de Monica Belucci, Marion Cotillard, Hilary Swank, Sharon Stone, Juliette Binoche, Joss Stone, o casal Angelina Jolie e Brad Pitt, Penélope Cruz e tinha até Cauã Reymond e Grazi Massafera. Não faltou gente bonita, bronzeada e famosa, dos consagrados aos "losers" todos pousaram para fotos. Mas vamos ao que de fato interessa, os premiados.

Este ano o festival laureou as atuações do austríaco Cristoph Waltz no papel de "Inglorious Basterd"(numa tradução livre "Bastardos Inglórios"), filme do diretor Quentin Tarantino (com Brad Pitt no elenco). A "anglo-francesa"Charlotte Gainsbourg levou o prêmio de melhor atriz por seu papel no polêmico "Antichrist"(Anticristo), dirigido pelo controverso Lars Von Trier (com Willem Dafoe no elenco). O diretor vencedor foi o filipino Brillian Mendoza pelo filme "Kinatay". A Palma de Ouro foi para o filme "Das Weised Band" (sem tradução ainda para o português) do austríaco Michael Haneke. O grande prêmio do júri deste ano foi para o filme "Un Prophète" da França, de Jacques Audiard.


Melhor roteiro foi para Feng Mei da China, pelo seu trabalho no filme "Spring Fever". Prêmio do Júri para os filmes: "Bak-Jwi" (em inglês "Thirsty") do sul-coreano Park Chan-Wook e "Fish Tank" da inglesa Andrea Arnold. O prêmio especial do Festival de Cannes foi para o francês Alain Resnais (cineasta). A Câmera de Ouro, que premia o melhor filme de estréia, foi para: "Samson and Delilah" do australiano Warwick Thornton. O curta-metragem: "Arena" (Portugal) de João Salaviza. O prêmio de Menção Especial (curta-metragem) foi para o neozelandes "The Six Dollar Fifty Man" de Mark Albiston e Louis Sutherland.


Caso você tenha "boiado" com os nomes dos premiados, assim como eu, não se importe, vamos falar de quem conhecemos! O diretor espanhol Pedro Almodóvar esteve ao lado de sua musa inspiradora (da vez) Penélope Cruz na divulgação do seu mais novo filme "Los Abrazos Rotos", que eu aguardo ansiosamente!Quem também esteve no festival da Cotê D'Azul foi o direto brasileiro Heitor Dhalia (diretor de Estômago), que concorria com o filme "À Deriva", na mostra paralela; no elenco o francês Vincent Cassel e os brasileiros Débora Bloch e Cauã Reymond.

Uma curiosidade o filme "The Imaginarium of Doctor Parnassus", do diretor Terry Gilliam, que tinha o Heath Leadger como protagonista, robou a cena em sua exibição, porém sem o galã australiano. John Deep, Colin Farrell e Jude Law substituiram Heath em seu papel no filme, por conta de sua morte em janeiro do ano passado. O elenco conta ainda com o ator e cantor Tom Waits e Christopher Plummer. Outra estréia bem sucedida foi a animação da Pixar "Up".


O Festival de Cannes não se interessa por acúmulo de prêmios para os concorrentes, por isso um filme só pode ganhar um prêmio em uma categoria. Quem ocupou o posto de presidente do júri foi a atriz francesa Isabelle Huppert, o corpo de jurados contava com uma variedade étnica e lingüística bem própria da premiação, destaques para a atriz americana Robin Wrigh-Penn (sim, a esposa do presidente do júri do ano passado, o ator Sean Penn) e a também atriz, a italina Asia Argento (que atuou no cult "Transilvânia").

Toda resolução de festival me deixa com água na boca para assisitr aos filmes indicados e vencedores, só espero que não demorem tanto para chegar as telonas daqui!

Por: Leila M.




Um comentário:

  1. Festival de Cannes é uma ponta de esperança para o cinema. Os filmes que realmente tem um diferencial são premiados, artistas desconhecidos têm o seu talento reconhecido; novas técnicas, roteiros, polêmicas e, além disso, chutam o Tio Sam \o/

    ResponderExcluir