sábado, 4 de abril de 2009

O famoso CO2

Desde 1990, as emissões de CO2 cresceram de 23 bilhões de toneladas para 30 bilhões de toneladas ao redor do mundo. O Brasil também vem dando sua contribuição nesses bilhões de toneladas de dióxido de carbono - 17º lugar no ranking da emissão poluidora de CO2, contribuindo com 313.757.000 toneladas, o que equivale a 1,3% da emissão total.

Para amenizar tanta poluição, nosso país tenta se mostra preocupado com as questões climáticas, é o que indica o Índice de Performance sobre Mudança Climática 2008 (elaborado pela ONG Germanwatch), no qual o Brasil apareceu em 8º lugar dentre os países que mais lutam contra as mudanças do clima do planeta.

O estudo feito pela ONG Germanwatch (por ocasião da 13ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, realizada em Bali - Indonésia) foi elaborado com a finalidade de pressionar ainda mais as nações industrializadas que contribuem dramaticamente com as emissões de gases estufa, intensificando os efeitos do aquecimento da Terra. Entre essas temos a Rússia, o Canadá, a Austrália, os Estados Unidos e a Arábia Saudita, países que mais contribuem com a poluição atmosférica e menos se esforçam para reverter as mudanças climáticas.

Os 56 participantes da pesquisa correspondem aos responsáveis por cerca de 90% das emissões de CO2 lançadas à atmosfera. 21
,44% somente dos Estados Unidos, o que leva a concluir que os americanos são realmente uma verdadeira potência também no que diz respeito à poluição atmosférica.

Para aqueles que desejam fazer sua parte e ajudar a reduzir os índices de CO2 na atmosfera: optem por carros elétricos (silenciosos, não poluem e são mais econômicos do que os convencionais), pelos transportes públicos ou pelos meios de locomoção que não sejam movidos a combustíveis fósseis (bicicletas, por exemplo), uma vez que os automóveis são um dos maiores emissores de gases estufa; plantem árvores; comprem frutas e legumes da estação (o transporte de vegetais importados é um grande emissor de CO2). Fica a dica.

Por: Arthur Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário