segunda-feira, 6 de abril de 2009

Celebridade ou aberração?

Poluição é a contaminação do meio ambiente – ar, água e solo – por resíduos nocivos resultantes da atividade humana e é caracterizada pela presença de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos em quantidade superior à capacidade do meio ambiente de absorvê-los. As diferentes formas de poluição afetam a composição e o equilíbrio da atmosfera, interferem na cadeia alimentar, alteram os mecanismos naturais de proteção do planeta, prejudicam as espécies animais e vegetais existentes e podem ameaçar sua reprodução.

Especificamente, a poluição do solo resulta principalmente do uso de pesticidas destinados a eliminar as pragas que destroem as lavouras. Em geral, os pesticidas acabam envenenando todos os componentes da cadeia alimentar. Misturando-se a terra, os agrotóxicos passam para os produtos agrícolas. Com as chuvas, são arrastados para os lagos e rios onde contaminam vegetais e peixes.

Uma funcionária, num pet shop em Milford – EUA - encontrou uma enorme diferença em um dos coelhos que chegaram à loja: o animal, de seis semanas, apresentava dois focinhos.Segundo o diretor do Zoo Beardsley(em Connecticut) – o senhor Gregg Dancho – foi exatamente a utilização de pesticidas que provocou o aparecimento dos dois focinhos no roedor.

O filhote, de acordo com o dono do pet store, Tom Fomenko, come, bebe e pula normalmente, mas ainda assim causa estranheza entre os clientes e funcionários.
Aproveitando a popularidade do coleho, o pet shop fará um concurso para a escolha do nome do bichinho, mas há funcionários que esperam que, mesmo famoso, ele não seja vendido, e que continue morando no local.
Pois é gente, são cada vez mais comuns problemas dessa natureza. É por isso que deveríamos ter em mente e como hábito a preocupação com o meio ambiente.

Mas nós também podemos contribuir para diminui-la e evitar que deformações como a do coelhinho voltem a aparecer. Como? Fazendo a nossa parte, como todo cidadão: separando o lixo para ser reciclado, não sujando as ruas e lugares públicos, utilizando transporte coletivo.Para cada um dos problemas existe uma solução, mas o ideal é evitar que os problemas aconteçam. Prevenir antes de remediar, para que as cidades sejam lugares bem melhores de se morar.

Por: Silvia Correia.

Um comentário:

  1. É se as pessoas não se doarem cada um fazendo a sua parte, contribuindo, ajudando, fiscalizando, enfim participando efetivamente acabaremos vendo mais aberrações como essa do coelho napadupla.

    ResponderExcluir